Nota Pública : Projeto de Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Paraná

A Pastoral Carcerária vem pela presente nota pública, manifestar o total apoio ao Estado do Paraná pelo compromisso com a aprovação do Projeto de Lei de Criação e Estruturação da Defensoria Pública do Estado, o que representa um grande avanço no reconhecimento da cidadania dos grupos vulneráveis.

Como entidade sempre atrelada à trabalhosa luta pela consolidação dos Direitos Humanos no Brasil, a Pastoral Carcerária traz sempre consigo a convicção de que aqueles mais vulneráveis à violação de direitos só serão efetivamente protegidos se tiverem ao seu alcance uma Defensoria Pública presente em todos os Estados brasileiros.

Passados mais de 20 anos de descumprimento à Constituição Federal, um passo de extrema importância foi dado pelo governo paranaense, com o envio do Projeto de Lei que regulamenta a Defensoria Pública Estadual, possibilitando a democratização do Poder Judiciário e permitindo que todo e qualquer indivíduo, independentemente de sua condição social, raça, cor ou etnia, possa se socorrer de um magistrado.

Sem dúvida o maior beneficiário será o cidadão carente que, ao ter seus direitos violados, acabava ficando sem acesso ao Poder Judiciário e sem orientação jurídica.

Nesta segunda-feira, 04 de outubro de 2010, o Governador do Paraná, Orlando Pessuti, encaminhará à Assembléia Legislativa pedido de Urgência Constitucional, para que o Projeto de Lei tramite com prioridade máxima. A iniciativa do Governador possibilitará cidadania à população carente do Paraná, promovendo a valorização da dignidade humana e ampliando o acesso à Justiça da população vulnerável.

Sendo assim, a Pastoral Carcerária espera que a Assembleia Legislativa aprove com a urgência necessária o Projeto de Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Paraná, que será mais um passo firme daqueles que defendem a plena concretização da democracia no Brasil.

Brasília, 1º de outubro de 2010.

Dom Ladislau Biernaski, CM
Bispo Diocesano de São José dos Pinhais e Presidente Nacional da Comissão Pastoral da Terra
Pe. Valdir João da Silveira
Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária - CNBB

Ir. Delci Maria Franzen
Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB

05/10/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecimento pelos votos recebidos na eleição do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia

Jovem terá acesso ao ensino superior garantido após intervenção na Justiça

Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga