Os impactos do acidente de trabalho na previdência social é tema de evento na DPE/BA

No segundo dia de evento em comemoração ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente do Trabalho, a Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA realizou nesta quinta-feira, 28, palestra com o tema Acidente do trabalho: repercussões jurídicas e impactos na previdência social. Ministrada pela defensora pública Renata Vidal, a atividade deu aos assistidos da Casa de Acesso à Justiça I a chance de tirarem suas dúvidas em relação à temática.

O subcoordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, disse estar satisfeito com o resultado da iniciativa. "Vivemos em um país com tanta violação de direitos que é sempre válido oferecer essa oportunidade para as pessoas ouvirem um esclarecimento, de fazerem perguntar e esclarecerem suas dúvidas. Temos que pensar a Defensoria Pública como uma instituição na qual as pessoas que usam tem a necessidade de nós", disse ele.

A aposentada Maria Josefa Gomes, 68 anos, além de aprovar a ação realizada disse que o momento foi esclarecedor, pois as informações auxiliarão o seu filho que sofreu um acidente durante atividade laboral. Já o cobrador de ônibus, Aderbal Silva, contou que já teve a necessidade de se afastar de suas atividades durante um tempo devido a um acidente e disse que o acesso a informações é fundamental para ter um auxilio correto durante esse período.

"Quando o INSS dá alta ou não concede o benefício por entender que a pessoa está capaz ela não vê outra saída, a não ser retornar ao trabalho mesmo quando não estão curadas. A nossa importância maior é justamente assegurar essa questão do bem-estar do assistido até o momento real que cessa essa incapacidade", disse a defensora pública Renata Vidal, titular da Vara de acidente do trabalho.

Atualmente, a Defensoria Pública da Bahia atende aproximadamente mil pessoas por ano em questões relacionadas a acidente de trabalho. O cidadão ou cidadã que sofrer acidente de trabalho pode procurar a Defensoria Pública, no Jardim Baiano na Casa de Acesso à Justiça I, e agendar um atendimento que é realizado das 8h às 17h. A assistência prestada é tanto a orientação jurídica quanto o acompanhamento da ação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecimento pelos votos recebidos na eleição do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia

Jovem terá acesso ao ensino superior garantido após intervenção na Justiça

Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga