Termo de Cooperação Técnica entre Defensoria e Sulamérica é renovado

Foi renovado por mais um ano o Termo de Cooperação Técnica assinado entre Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA e Sulamérica que visa reduzir a judicialização de casos ligados a clientes da seguradora atendidos pela DPE. Desde 2014, Defensoria e a seguradora de saúde mantém cooperação para resolução de demandas que chegam à instituição. De lá pra cá, 42% dos casos que chegaram a DPE já foram solucionadas de forma administrativa.

Pelo acordo celebrado entre as instituições, que prevê o atendimento das demandas apresentadas pela DPE a partir da procura dos seus assistidos, a Sulamérica compromete-se em responder administrativamente os problemas apontados em até 72h (quando se tratar de casos de urgência/emergência), e em no máximo sete dias úteis, nas demais situações.

"Nossa principal diretriz na subcoordenação da Especializada Cível e de Fazenda Pública é fomentar as práticas de resolução adequada dos conflitos, em todas as suas áreas de atuação. Já formalizamos com o Bradesco Saúde e esta renovação é mais um passo no fortalecimento do extrajudicial do consumidor", explicou o subcoordenador Gil Braga.

EXTRAJUDICIALIZAÇÃO

O acordo com a Defensoria foi uma iniciativa da própria operadora de saúde que procurou a Instituição para criar um canal direto e permanente de diálogo. A partir dele, todos os casos ligados à Sulamérica e atendidos pela DPE envolvendo negativas de marcações para consultas, exames, atendimento, entre outros procedimentos médicos, passaram a ser encaminhados ao representante da operadora de saúde em Salvador.

Responsável pela assinatura do TCT à época, a defensora pública Elaina Rosas explicou o porquê da iniciativa. "Quando propomos a realização do Termo de Cooperação Técnica, o núcleo estava passando por uma fase de altos números de judicialização, com várias demandas ligadas a pedidos de medicamentos, cirurgias, etc. A ideia era reduzir o máximo a judicialização de saúde, resolvendo as questões no menor tempo possível".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecimento pelos votos recebidos na eleição do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia

Jovem terá acesso ao ensino superior garantido após intervenção na Justiça

Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga