Gil Braga e Tatiane Ferraz recebem título de cidadão com apenas um ano de atividade em Serrinha

Gil Braga e Tatiane Ferraz recebem título de cidadão com apenas um ano de atividade em Serrinha


A Câmara de Vereadores do Município de Serrinha apro-vou, por unanimidade, no último dia 17 de setembro, o título de "cidadão serrinhen-se" aos defensores públicos Gil Braga de Castro Silva (na foto em plenário) e Tatiane Franklin Ferraz. A iniciativa da homenagem partiu dos movimentos sociais de Serrinha, especialmente da Igreja Católica. O projeto de resolução foi assinado pelo vereador Jorge Gonçalves (PT). A entrega do título ainda não tem data definida. Líderes comunitários e dos diversos movimentos sociais da comarca deverão participar da homenagem.

O título foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos defensores em pouco mais de um ano na comarca. Entre as principais atividades desenvolvidas pela dupla destacam-se: as constantes visitas à Delegacia de Polícia Civil, com o intuito de garantir aos presos os direitos previstos na Constituição Federal; os atendimentos semanais no Conjunto Penal de Serrinha; a participação da DPE em dois incidentes que ocorreram no Conjunto Penal de Serrinha; a ação "Cidadã Sou Pai Responsável"; a divulgação das atividades da CAPRED; a realização da semana do idoso em outubro de 2008; o aumento do número de atendimentos da Defensoria Pública da Comarca de Serrinha.

E mais: diversas palestras nas comunidades mais carentes do município visando difundir o conhecimento jurídico; entrevistas nas principais rádios sobre temas específicos da área jurídica com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas dos cidadãos; o mutirão de atendimento realizado na semana da Defensoria Pública em maio de 2009; a articulação com outros órgãos públicos com o intuito de encaminhar os cidadãos carentes e solucionar extrajudicialmente os conflitos.

Segundo Fernando Nunes, integrante da Igreja Católica e do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, a iniciativa da homenagem partiu dos movimentos sociais. "Tenho o orgulho de ter estimulado tal iniciativa juntamente com os demais membros de movimentos sociais e da Igreja Católica. Parabéns mesmo, quero dividir esta felicidade com vocês",enfatizou.

Cidadania rural – A atividade mais citada pelos vereadores que assinaram o documento foi o projeto Cidadania Rura", criado pelos defensores, e que concorre ao prêmio Inovare 2009. O projeto já beneficiou mais de trinta comunidades rurais nas cidades de Serrinha, Barrocas e Biritinga e promete avançar. O Cidadania Rural foi estruturado em quatro linhas de trabalho: 1) palestra abordando os principais direitos previstos no ordenamento jurídico, 2) divulgação do papel da Defensoria Pública, 3) diálogo com os cidadãos presentes às palestras a fim de conhecer sua realidade e descobrir suas demandas coletivas 4) atendimento jurídico individualizado.

De acordo com Gil Braga e Tatiane Ferraz, antes da visita à zona rural, a liderança comunitária precisa conhecer a proposta do projeto, promovendo com isso a divulgação do dia de atendimento da Defensoria Pública na localidade. Caso não seja possível a solução extrajudicial do conflito, escolhe-se um espaço adequado para a palestra e o atendimento.

E destacam: "Neste período, de visita a zona rural, lutamos intensamente pelo fortalecimento da imagem da Defensoria Pública, demonstrando aos cidadãos que o Defensor Público é um verdadeiro agente político de transformação social, por isso ficamos muito felizes com o título e temos a noção de que temos muito ainda a trabalhar em prol do cidadão carente de Serrinha".

Fonte: Assessoria de Comunicação da ADEP-BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecimento pelos votos recebidos na eleição do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia

Jovem terá acesso ao ensino superior garantido após intervenção na Justiça

Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga