Defensoria Pública da Bahia inicia Semana de Defesa do Consumidor

Com a palestra Educação Financeira: planejamento e controle das finanças pessoais e familiares, ministrada pelo professor Antônio Oliveira de Carvalho, a Defensoria Pública do Estado da Bahia deu início nesta segunda-feira, 14, ao ciclo de ações planejadas em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, que é celebrado no dia 15 de março.

Subcoordenador da Especializada Cível e de Fazenda Pública, Gil Braga explicou que a finalidade em promover uma Semana dedicada ao consumidor vai além de apenas festejar a data: "Uma das missões da Defensoria Pública é a orientação jurídica ao cidadão e essa atividade tem como um dos objetivos, além de marcar a Semana do Consumidor, realizar a promoção e educação jurídica dos direitos".

Planejamento, controle e consumo formaram o tripé da palestra inaugural da Semana do Consumidor promovida pela DPE/BA. "As empresas quebram pelo mesmo motivo que as pessoas se endividam, a falta de planejamento. O endividamento só gera sofrimento, sacrifícios familiares e problemas que deixam as pessoas atormentadas. Cuide para que suas despesas não fiquem além de sua renda", aconselhou o professor Antônio Oliveira.

De acordo com Oliveira, as pessoas são frequentemente impulsionadas a consumir algo que não precisam e como consequência gastam mais do que podem, faltando dinheiro para o que realmente é necessário. O consumo exacerbado tornou-se o principal fator do acúmulo de dívidas.

A aposentada Jaciara Santana, 68 anos, revelou que boa parte dos seus gastos mensais são com medicamentos e o que sobra vai para alimentação, aluguel e outras contas do lar. Ela garante que analisa quais são as prioridades para não se endividar e faltar dinheiro para despesas essenciais.

O mesmo não acontece com o motoboy Adailton Sousa, 47 anos, que possui empréstimos realizados em bancos para quitar dívidas do cartão de crédito dele e da esposa. "Sei o que é dormir pensando em como quitar uma dívida que vai vencer no dia seguinte e você não tem saída. Os juros vão subindo e vai criando uma bola de neve. Me arrependo de ter comparado mais do que podia", disse ele.

Nos dias 16, 17 e 18 mais palestras acontecerão na Casa de Acesso à Justiça I, localizada no Jardim Baiano com o objetivo de estimular o consumo sustentável e a conscientização sobre os interesses do consumidor. O público participante ainda tem a oportunidade de esclarecer dúvidas com os palestrantes ao final de cada apresentação.

Programação

16 de março
Palestra da Defensora Pública Elaina Borges de Sousa Rosas. Tema: Cidadania e endividamento: acesso a Justiça e solução adequada dos conflitos em tempos de crise.

17 de março
Palestra do Professor Adailton Conceição de Souza. Tema: A dimensão subjetiva na relação com o consumo.

18 de março
Palestra da Defensora Pública Eliana de Souza Batista Cavalcante Reis. Tema: Cidadania e endividamento: acesso a Justiça e solução adequada dos conflitos em tempos de crise.

Fonte: http://www.defensoria.ba.def.br/portal/index.php?site=1&modulo=eva_conteudo&co_cod=14836

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecimento pelos votos recebidos na eleição do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia

Jovem terá acesso ao ensino superior garantido após intervenção na Justiça

Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga