Superendividamento é abordado em palestra na DPE/BA

"Quantas pessoas tiveram a oportunidade de aprender sobre educação financeira nas escolas?". Foi com essa indagação e diante da negativa do público que o psicólogo Adailton Conceição iniciou a palestra A dimensão subjetiva na relação com o consumo, nesta quinta-feira, 17, na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/ BA, no Jardim Baiano. Parte integrante da programação voltada para o consumidor, as palestras ocorreram ao longo de toda semana e prosseguem amanhã.

"A Defensoria Pública deve trabalhar na prevenção do conflito. Por isso, foi importante trazermos profissionais de áreas diferentes do Direito durante a Semana do Consumidor. Essa multidisciplinaridade amplia o conhecimento", destacou o subcoordenador da Especializada Cível e de Fazenda Pública, Gil Braga.

A empregada doméstica Neide Aparecida, 26 anos, elogiou a iniciativa da instituição em organizar uma semana dedicada ao consumidor. Para ela, a oportunidade de aprender a lidar com situações aa área financeira é importante, pois tem dificuldade em organizar as finanças.

"A relação com o consumo é subjetiva, cada um age de uma maneira particular, mas a maior parte do tempo nós agimos por impulso. Uns consomem para aliviar angústias, outros por felicidade. A lógica cultural é que consumamos o tempo todo e a consequência dessa atitude é o superendividamento", alertou o psicólogo Adailton Conceição.

Ainda de acordo com o psicólogo, o comportamento humano é pautado na influência que as grandes marcas exercem sob a sociedade, fazendo com que sejam consumidas até mesmo pelo cidadão com poder de compra insuficiente para que este se sinta parte integrante da sociedade de consumo.

Amanhã, sexta-feira, 18, a defensora pública Eliana Reis encerra a programação da Semana do Consumidor com o tema "Cidadania e endividamento: acesso a Justiça e solução adequada dos conflitos em tempos de crise".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecimento pelos votos recebidos na eleição do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia

Jovem terá acesso ao ensino superior garantido após intervenção na Justiça

Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga