Defensoria renova Termo de Cooperação com Procon e SJDHDS


As instituições terão reuniões semestrais para juntas tentar identificar e resolver demandas coletivas

Nesta terça-feira, 5, em reunião, a Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA renovou Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado - SJDHDS e o Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor - Procon.

De acordo com o subcoordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública, o defensor Gil Braga, "o Termo de Cooperação foi novamente assinado para dar continuidade a uma parceria entre as duas instituições. Neste documento, a Defensoria Pública poderá acessar o cadastro de reclamações fundamentadas e trabalhar em conjunto com o PROCON para viabilizar canais de solução adequada dos conflitos, bem como identificar demandas coletivas", informou.

Para o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, a parceria com outras instituições que defendem o consumidor fortalece as ações transversais para o assistido da Defensoria Pública. "Essa renovação e outras que virão com a SJDHDS e o Procon servem para fortalecer a parte vulnerável do consumo, o consumidor carente, público alvo da Defensoria Pública. Eu fico muito feliz por estarmos fortalecendo parcerias que são importantes para o cidadão e cidadã da Bahia", ressaltou.

O secretário da SJDHDS, José Geraldo dos Reis Santos, acredita que a parceria entre as instituições pode auxiliar na defesa dos consumidores. "A Defensoria tendo acesso as informações do Procon estará mais apta a defender com maior veemência os consumidores, mas também implementar um processo pedagógico em relação as empresas e aos consumidores", disse.

Filipe Vieira, coordenador técnico e representante do superintende do Procon, Marcos Antônio Medrado, informa que a relação transversal entre as instituições irá potencializar o trabalho por ter como aliado a DPE/BA. "Com todas as informações e dados em mãos de quem tem como fazer diferença no ajuizamento de ações coletivas, como a Defensoria, irá melhorar e muito a vida dos cidadãos baianos", ponderou Vieira.

Fonte http://www.defensoria.ba.def.br/portal/index.php?site=1&modulo=eva_conteudo&co_cod=15763

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecimento pelos votos recebidos na eleição do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia

Jovem terá acesso ao ensino superior garantido após intervenção na Justiça

Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga