Cidadania Rural no Município de Biritinga



Após visita a zona rural do Município de Serrinha, eu e Tatiane estivemos na comunidade de Quipé, Município de Biritinga, próximo a comunidade de Campo da Ema, no dia 28 de maio de 2010, local no qual residem 120 (cento e vinte) famílias e distante 24 km do centro da Comarca de Serrinha.

É importante registrar que o Município de Biritinga, junto com o Município de Barrocas, integra a Comarca de Serrinha.

Indo a outras cidades da comarca, acabamos com idéia de que somente a população do Município de Serrinha, sede da comarca, é beneficiada com os serviços de Justiça. A atuação itinerante descentraliza a atuação dos atores do sistema de Justiça, sem aumentar os custos do Estado e fortalecendo o sentimento de Justiça nos cidadãos que residem distantes do centro.

Feijão, milho e mandioca são as principais culturas da comunidade de Quipé. Ficamos felizes ao ouvir o relato de que as pessoas conheciam o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública da Comarca de Serrinha, bem como que não há registro de violência doméstica e familiar, muito menos contra o cidadão idoso.

Nesta comunidade, foram atendidas 32 (trinta e duas) pessoas, sendo que a maioria levou os documentos necessários para análise e tinham conhecimento do papel do defensor público.

Uma das linhas de ação do projeto Cidadania Rural é estimular a mediação entra as pessoas envolvidas no conflito. Estamos mostrando as pessoas que a mediação também é uma forma de fazer Justiça, pois, resolvendo o conflito sem a intervenção do Poder Judiciário, os cidadãos têm um grau de satisfação superior a uma decisão de um terceiro estranho a questão em discussão.

Comentários

  1. Oi Gil que lindo trabalho que vc está desenvolvendo aí em Serrinha, parabéns mesmo, agora com o blog podemos acompanhar a trajetória do nobre colega...

    Um forte abraço

    Renata Deiró
    Ouvidora / Bahiagás

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecimento pelos votos recebidos na eleição do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia

Jovem terá acesso ao ensino superior garantido após intervenção na Justiça

Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga