20 conselheiros de Serrinha já estão em ação nos estabelecimentos penais da comarca

Dez conselheiros titulares da comunidade e dez suplen-tes já estão ajudando no controle social da execução penal em Serrinha. O defensor público Gil Braga de Castro Silva (foto) participou, na semana retrasada, da reunião que ajudou a escolher os membros do conselho comunitário. Entre os escolhidos estão os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, o representante da Subseção da OAB/Serrinha, vereadores e associações de moradores, dentre outros.

A criação e a atividade do conselho comunitário estão previstas na lei de execução penal (Lei Federal nº 7.210, de 11 de julho de 1984), e tem por competência visitar mensalmente estabelecimentos penais da comarca, entrevistar presos e apresentar relatórios mensais ao juiz da Execução Penal. Este, por sua vez, encaminhará a situação aos membros do Ministério Público e à Defensoria Pública, para juntos adotar as providências, em caso de irregularidades.

Com pouco mais de uma semana de instalado, o trabalho desempenhado pelo conselho da comunidade de Serrinha já tem demonstrado bons resultados. Na última quarta-feira, 28 de abril, oito membros do conselho visitaram o conjunto penal de Serrinha, que abriga 400 presos de diversas comarcas do Estado. A maioria responde pelos crimes de furto, roubo, estupro, latrocínio e homicídio. Até a próxima semana um relatório dessa visita deverá ser apresentado ao juiz.

De acordo com o defensor público Gil Braga, o conjunto penal de Serrinha, assim como a delegacia, não enfrenta um problema de superlotação carcerária. "O presídio tem 400 presos custodiados, quando a capacidade é para 476, e a delegacia está com 30 presos, quando a capacidade é para uma média de 35 custodiados", garante. Mas acrescenta: "O maior problema hoje dos detentos é a falta de defensores públicos. Há uma carência desses profissionais em toda a Bahia, pois 80% das comarcas não têm defensores, quando, na verdade, 90% dos custodiados necessitam desse profissional".

Fonte: Assessoria de Comunicação da Adep-BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecimento pelos votos recebidos na eleição do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia

Jovem terá acesso ao ensino superior garantido após intervenção na Justiça

Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga