Vereadores lançam manifesto para melhorias na DPE de Serrinha

Os defensores públicos Gil Braga e Tatiane Franklin Ferraz ganharam novos aliados para vencer as dificuldades operacionais enfrentadas na DPE de Serrinha.

A Câmara Municipal lançou um manifesto de apoio em prol da criação da frente parlamentar de apoio à Defensoria Pública no município. A iniciativa, inédita na Bahia, tem como marco inicial um ofício, a ser enviado à defensora geral Tereza Cristina Almeida Ferreira, solicitando uma sede para a DPE em Serrinha. Uma série de atividades para promover a Defensoria na região, a exemplo de audiência pública, articulação com diversas autoridades, além de reuniões com autoridades estaduais pedindo orçamento digno, também estão na pauta dos vereadores. Gil Braga (foto) e Tatiane Ferraz vão participar dessas articulações.

Durante o lançamento da Frente Parlamentar, que aconteceu na semana passada, a dupla de defensores fez discurso sobre a importância da DPE para a construção da cidadania e destacou o resultado dos trabalhos realizados. De acordo com os defensores, entre agosto de 2008 e abril de 2010, foram feitos cerca de 4.500 atendimentos,. Só no projeto cidadania rural, pelo menos 40 comunidades foram visitadas.

Os vereadores, empolgados com os números, afirmam que apoiar a DPE é garantia de acesso à Justiça para aproximadamente 75% da população serrinhense. Para eles, trata-se de uma Instituição com tão importante finalidade, dotada de aparatos indispensáveis à efetiva consecução do seu mister, depende o seu funcionamento de uma adequada estruturação que engloba quadro de profissionais em número suficiente para atender a demanda de estrutura física.

A idéia dos defensores é expandir essa iniciativa para outras comarcas. "Quero várias frentes parlamentares em todo o Estado", comentou Gil Braga, ressaltando que a idéia surgiu em fevereiro, numa audiência pública da Ouvidoria Cidadã, quando ele próprio falou sobre a importância de se criar uma Frente Parlamentar para apoiar a luta dos defensores públicos pela valorização da DPE junto ao Governo do Estado da Bahia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ADEP-BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecimento pelos votos recebidos na eleição do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia

Jovem terá acesso ao ensino superior garantido após intervenção na Justiça

Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga