Carta aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga

Serrinha, 02 de setembro de 2010.


Em agosto de 2008, recebi a nobre missão de prestar assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga e, consciente do papel essencial do Defensor Público, assumi minha função com a vontade de construir uma Defensoria Pública cada vez mais sintonizada com os anseios da sociedade.

Para tanto, entendi que era importante uma atuação do Defensor Público que o levasse para fora dos “gabinetes” e cada vez mais perto de quem mais precisa do serviço da Defensoria Pública. Assim, levei a Defensoria Pública para a zona rural, para o Conjunto Penal de Serrinha, para a Delegacia de Polícia Civil, para as escolas, para as associações de bairro, para as igrejas, para os conselhos tutelares, enfim, para todos que estavam sedentos de Justiça e carentes de cidadania.

Ademais, foram distribuídas cartilhas explicativas sobre temas jurídicos de interesse dos assistidos da Defensoria Pública e com o objetivo de difundir o conhecimento jurídico, realizadas campanhas importantes sobre temas ligados a cidadania, a exemplo do Estatuto do Idoso e da Lei Maria da Penha, e mutirões em datas comemorativas a fim de fortalecer nos cidadãos a importância do exercício dos seus direitos.

Sempre pautei minha atuação na idéia de democratizar o acesso à Justiça como valor imprescindível a democracia e de fortalecer o papel do Defensor Público como um verdadeiro agente político de transformação social, já que em nosso país há um visível déficit de cidadania.

Quando soube que seria designado para atuar na Capital do Estado, por determinação da Excelentíssima Senhora Defensora Pública Geral da Bahia, lembrei-me sobre a necessidade de abraçar cada um dos amigos que apoiaram e acreditaram na importância do meu trabalho, entretanto, encontrei uma barreira para meu intento: a emoção de me afastar temporariamente de pessoas que eu aprendi a admirar.

Tenho a certeza de que a distância não irá enfraquecer os laços de amizade que eu criei nesta comarca e nem o tempo irá apagar a minha gratidão pelo apoio inestimável que recebi do povo dessa terra.

Assim, fica aqui consignada minha admiração e respeito pelos cidadãos e cidadãs de Serrinha, Barrocas e Biritinga.

Atenciosamente,

GIL BRAGA DE CASTRO SILVA
Defensor Público

Comentários

  1. Não é por acaso que seu trabalho em Serrinha foi reconhecido nacionalmente, Gil.

    Você é um exemplo para qualquer Defensor. Na verdade, é um exemplo para qualquer pessoa que pretenda trabalhar com o Direito.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Laura Braga de Castro5 de setembro de 2010 às 13:54

    Não só um exemplo de filho.
    Mas de cidadão sedento por justiça.
    Boa sorte, te amo, sua mãe

    ResponderExcluir
  3. Caro Gil
    O seu trabalho é digno de louvor. tenha certeza que contribuiu sobremaneira para a melhoria da comunidades de Serrinha e demais cidades que atuou. O Décimo Sexto Batalhão agradece o seu trabalho e deseja sucesso onde quer que esteja.
    Cap Adauto

    ResponderExcluir
  4. Prezado Gil:
    Você é um exemplo de cidadão que cumpre com garra e amor a mais bela missão de semear justiça a um povo tão carente dela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Defensoria estadual inaugura nova Casa da Defensoria Cível e Fazenda Pública