Parceria entre Defensoria Pública da Bahia e TIM disponibiliza 0800 para atendimento dos assistidos

Canal direto com a operadora visa resolver demandas extrajudicialmente

A Defensoria Pública da Bahia, em parceria com a TIM, formalizou nesta sexta-feira, 13, a entrega do canal de atendimento 0800. O serviço tem como finalidade resolver extrajudicialmente, os problemas dos assistidos que venham procurar a Defensoria Pública para solução de demandas consumeristas relacionadas a operadora.


"Nada melhor do que resolver os problemas dialogando de forma consensual, sem a necessidade de procurar o Judiciário. A possibilidade de a Defensoria falar diretamente com um canal rápido e eficaz com alguma empresa irá reduzir muito a quantidade de ações judiciais e aumentar a quantidade de soluções. A expectativa é que a população baiana seja a maior beneficiada dessa parceria", disse o subdefensor público geral, Rafson Ximenes.


Para o subcoordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, esta é mais uma etapa na decisão de que a Defensoria deve caminhar para resolver os conflitos sem a judicialização. "A nossa ideia é fortalecer os canais de resolução adequada dos conflitos e o 0800 da TIM vai permitir que em praticamente 95% dos casos não se judicialize as demandas e os problemas dos assistidos sejam resolvidos", destacou Braga.


Secretário Nacional dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves definiu a criação do canal 0800 Defensoria Pública como uma inovação da operadora junto as entidades legítimas de Defesa do Consumidor. "A intenção é a criação de um canal que traga benefícios para os consumidores e que consiga fazer com que a empresa demonstre a sua preocupação em cuidar do cliente. Conseguindo entender através das experiências dos clientes, quais são as oportunidades que temos e desenvolver uma ação de mediação e solução de demandas que podem ser evitadas junto a qualquer esfera, seja ela administrativa ou judiciária", pontuou ele.


O presidente do Conselho de Usuários da TIM do Nordeste, Tiago Mendes, reforçou a importância da iniciativa: "Às vezes são demandas pequenas, algumas vezes é até uma divergência de informação que acaba gerando processo. O serviço evita a judicialização da demanda e resolve com mais rapidez. A empresa fideliza o cliente, o consumidor consegue resolver a questão e o Judiciário não fica abarrotado de processo".


CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR EM BRAILE


Na mesma ocasião foi disponibilizado pela TIM exemplares do Código de Defesa do Consumidor em braile. Uma publicação foi doada à Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia - ESDEP- e a outra ao Instituto de Cegos da Bahia - ICB. "É de suma importância a Defensoria se unir ao Instituto de Cegos. Hoje, o cego convive diariamente com o preconceito e a falta de respeito. A sociedade tem o estereótipo que essas pessoas são incapazes e isso não corresponde à verdade, no Instituto temos professores com doutorado e funcionários altamente capacitados", desabafou a presidente do Instituto de Cegos da Bahia, Heliana Guimarães.


Fonte: http://www.defensoria.ba.gov.br/portal/index.php?site=1&modulo=eva_conteudo&co_cod=14165

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