Defensores públicos de Serrinha atendem comunidades esquecidas do município


O projeto Cidadania Rural, criado pelos defensores públicos Gil Braga de Castro Silva e Tatiane Franklin Ferraz, na comarca de Serrinha, vem ganhando forças e le-vando atendimento jurídico gratuito para comunidades bem distantes, ou seja, em zona rural esquecida. No último dia 29 de junho, duas comunidades foram beneficiadas: Cajueiro Grande e Caatinga da Vieira.

Os serviços prestados pelos defensores foram retificações de registros e inventário. O atendimento aconteceu no período da tarde e foi feito por ordem de chegada. Os líderes comunitários organizaram a fila para que todos fossem atendidos em tempo hábil.

No entanto, a maior queixa nos dois povoados foi a falta de transporte escolar e sistema de água e esgoto. Ocorreram também relatos sobre pessoas usando drogas e bebidas alcoólicas durante a semana de trabalho

A comunidade de Cajueiro Grande possui 150 famílias. Na Caatinga da Vieira são 90 famílias. Ambas são bastante carentes, a ponto de não contar sequer com serviço de saúde. Escola? Somente até a 4ª serie. A base da economia nas duas comunidades é a agricultura.

Foi a primeira vez na história das duas comunidades que agentes do Judiciário estiveram no local. "A população relatou, inclusive, que algumas pessoas não aparecem por não acreditarem que os defensores públicos sairiam do fórum para ir até a zona rural", comentam os defensores.

Gil Braga e Tatiane Ferraz, que vêm realizando um trabalho profícuo no interior da Bahia, afirmam que, quando eles chegam nos povoados, a notícia se espalha rapidamente e as pessoas aparecem. "E aí cada vez mais as pessoas solicitam a visita da Defensoria Pública", comentam os defensores.

No total, 15 comunidades já foram visitadas em Serrinha. No município de Barrocas, os dois defensores já realizaram duas visitas com o projeto Cidadania Rural. Outras comunidades da região serão contempladas e, de acordo com o planejamento dos defensores, a média prevista para breve é de uma visita por semana.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ADEP-BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Defensoria estadual inaugura nova Casa da Defensoria Cível e Fazenda Pública