Gil Braga e Tatiane Ferraz recebem título de cidadão com apenas um ano de atividade em Serrinha

Gil Braga e Tatiane Ferraz recebem título de cidadão com apenas um ano de atividade em Serrinha


A Câmara de Vereadores do Município de Serrinha apro-vou, por unanimidade, no último dia 17 de setembro, o título de "cidadão serrinhen-se" aos defensores públicos Gil Braga de Castro Silva (na foto em plenário) e Tatiane Franklin Ferraz. A iniciativa da homenagem partiu dos movimentos sociais de Serrinha, especialmente da Igreja Católica. O projeto de resolução foi assinado pelo vereador Jorge Gonçalves (PT). A entrega do título ainda não tem data definida. Líderes comunitários e dos diversos movimentos sociais da comarca deverão participar da homenagem.

O título foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos defensores em pouco mais de um ano na comarca. Entre as principais atividades desenvolvidas pela dupla destacam-se: as constantes visitas à Delegacia de Polícia Civil, com o intuito de garantir aos presos os direitos previstos na Constituição Federal; os atendimentos semanais no Conjunto Penal de Serrinha; a participação da DPE em dois incidentes que ocorreram no Conjunto Penal de Serrinha; a ação "Cidadã Sou Pai Responsável"; a divulgação das atividades da CAPRED; a realização da semana do idoso em outubro de 2008; o aumento do número de atendimentos da Defensoria Pública da Comarca de Serrinha.

E mais: diversas palestras nas comunidades mais carentes do município visando difundir o conhecimento jurídico; entrevistas nas principais rádios sobre temas específicos da área jurídica com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas dos cidadãos; o mutirão de atendimento realizado na semana da Defensoria Pública em maio de 2009; a articulação com outros órgãos públicos com o intuito de encaminhar os cidadãos carentes e solucionar extrajudicialmente os conflitos.

Segundo Fernando Nunes, integrante da Igreja Católica e do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, a iniciativa da homenagem partiu dos movimentos sociais. "Tenho o orgulho de ter estimulado tal iniciativa juntamente com os demais membros de movimentos sociais e da Igreja Católica. Parabéns mesmo, quero dividir esta felicidade com vocês",enfatizou.

Cidadania rural – A atividade mais citada pelos vereadores que assinaram o documento foi o projeto Cidadania Rura", criado pelos defensores, e que concorre ao prêmio Inovare 2009. O projeto já beneficiou mais de trinta comunidades rurais nas cidades de Serrinha, Barrocas e Biritinga e promete avançar. O Cidadania Rural foi estruturado em quatro linhas de trabalho: 1) palestra abordando os principais direitos previstos no ordenamento jurídico, 2) divulgação do papel da Defensoria Pública, 3) diálogo com os cidadãos presentes às palestras a fim de conhecer sua realidade e descobrir suas demandas coletivas 4) atendimento jurídico individualizado.

De acordo com Gil Braga e Tatiane Ferraz, antes da visita à zona rural, a liderança comunitária precisa conhecer a proposta do projeto, promovendo com isso a divulgação do dia de atendimento da Defensoria Pública na localidade. Caso não seja possível a solução extrajudicial do conflito, escolhe-se um espaço adequado para a palestra e o atendimento.

E destacam: "Neste período, de visita a zona rural, lutamos intensamente pelo fortalecimento da imagem da Defensoria Pública, demonstrando aos cidadãos que o Defensor Público é um verdadeiro agente político de transformação social, por isso ficamos muito felizes com o título e temos a noção de que temos muito ainda a trabalhar em prol do cidadão carente de Serrinha".

Fonte: Assessoria de Comunicação da ADEP-BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Defensoria estadual inaugura nova Casa da Defensoria Cível e Fazenda Pública