Os impactos do acidente de trabalho na previdência social é tema de evento na DPE/BA

No segundo dia de evento em comemoração ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente do Trabalho, a Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA realizou nesta quinta-feira, 28, palestra com o tema Acidente do trabalho: repercussões jurídicas e impactos na previdência social. Ministrada pela defensora pública Renata Vidal, a atividade deu aos assistidos da Casa de Acesso à Justiça I a chance de tirarem suas dúvidas em relação à temática.

O subcoordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, disse estar satisfeito com o resultado da iniciativa. "Vivemos em um país com tanta violação de direitos que é sempre válido oferecer essa oportunidade para as pessoas ouvirem um esclarecimento, de fazerem perguntar e esclarecerem suas dúvidas. Temos que pensar a Defensoria Pública como uma instituição na qual as pessoas que usam tem a necessidade de nós", disse ele.

A aposentada Maria Josefa Gomes, 68 anos, além de aprovar a ação realizada disse que o momento foi esclarecedor, pois as informações auxiliarão o seu filho que sofreu um acidente durante atividade laboral. Já o cobrador de ônibus, Aderbal Silva, contou que já teve a necessidade de se afastar de suas atividades durante um tempo devido a um acidente e disse que o acesso a informações é fundamental para ter um auxilio correto durante esse período.

"Quando o INSS dá alta ou não concede o benefício por entender que a pessoa está capaz ela não vê outra saída, a não ser retornar ao trabalho mesmo quando não estão curadas. A nossa importância maior é justamente assegurar essa questão do bem-estar do assistido até o momento real que cessa essa incapacidade", disse a defensora pública Renata Vidal, titular da Vara de acidente do trabalho.

Atualmente, a Defensoria Pública da Bahia atende aproximadamente mil pessoas por ano em questões relacionadas a acidente de trabalho. O cidadão ou cidadã que sofrer acidente de trabalho pode procurar a Defensoria Pública, no Jardim Baiano na Casa de Acesso à Justiça I, e agendar um atendimento que é realizado das 8h às 17h. A assistência prestada é tanto a orientação jurídica quanto o acompanhamento da ação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Defensoria estadual inaugura nova Casa da Defensoria Cível e Fazenda Pública