Cidadania Rural no Município de Biritinga



Após visita a zona rural do Município de Serrinha, eu e Tatiane estivemos na comunidade de Quipé, Município de Biritinga, próximo a comunidade de Campo da Ema, no dia 28 de maio de 2010, local no qual residem 120 (cento e vinte) famílias e distante 24 km do centro da Comarca de Serrinha.

É importante registrar que o Município de Biritinga, junto com o Município de Barrocas, integra a Comarca de Serrinha.

Indo a outras cidades da comarca, acabamos com idéia de que somente a população do Município de Serrinha, sede da comarca, é beneficiada com os serviços de Justiça. A atuação itinerante descentraliza a atuação dos atores do sistema de Justiça, sem aumentar os custos do Estado e fortalecendo o sentimento de Justiça nos cidadãos que residem distantes do centro.

Feijão, milho e mandioca são as principais culturas da comunidade de Quipé. Ficamos felizes ao ouvir o relato de que as pessoas conheciam o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública da Comarca de Serrinha, bem como que não há registro de violência doméstica e familiar, muito menos contra o cidadão idoso.

Nesta comunidade, foram atendidas 32 (trinta e duas) pessoas, sendo que a maioria levou os documentos necessários para análise e tinham conhecimento do papel do defensor público.

Uma das linhas de ação do projeto Cidadania Rural é estimular a mediação entra as pessoas envolvidas no conflito. Estamos mostrando as pessoas que a mediação também é uma forma de fazer Justiça, pois, resolvendo o conflito sem a intervenção do Poder Judiciário, os cidadãos têm um grau de satisfação superior a uma decisão de um terceiro estranho a questão em discussão.

Comentários

  1. Oi Gil que lindo trabalho que vc está desenvolvendo aí em Serrinha, parabéns mesmo, agora com o blog podemos acompanhar a trajetória do nobre colega...

    Um forte abraço

    Renata Deiró
    Ouvidora / Bahiagás

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Defensoria estadual inaugura nova Casa da Defensoria Cível e Fazenda Pública